Translate

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Black River Sturgeons - A "fabrica " de caviar russo no Uruguai

A história começa com o Sr. Walter Acalde que possui uma empresa familiar de pesca e suprimentos e tinha muito conhecimento no mercado de pescado europeu se relacionando com gente de toda parte.
Foi numa dessas situações que o Sr. Alcalde conheceu um russo Nicolai Medouchevk que era adido da embaixada russa e o Sr.Evgeni Miassitssched da Letônia. O Sr. Medouchevik é um oceanógrafo especializado em peixes e comentou com o senhor Alcalde que havia estudos russo de satélite que mostravam que a região do Rio Negro no Uruguai era uma das duas únicas regiões do mundo que se podia criar esturjões de maneira ecológica. O Sr. Alcalde então iniciou um estudo de mercado e descobriu que a demanda de caviar estava aumentando e que não havia produção suficiente.Depois de muitas viagens a Rússia o Sr.Alcalde contratou então o Sr.Miassitssched para que idealizasse e realizasse uma fazenda de criação de esturjões no Rio Negro com know-how , tecnologia e maquinário russo. Então 16 anos atrás foi criada a Black River Sturgeons, que produz um dos melhores caviares do mundo e por metade do preço que custaria um similar. E foi então que resolvi ver com meus próprios olhos essa maravilha.

A nossa visita a planta de criação de esturjões começou no berçário dos peixes. Até algum tempo atrás as ovas vinham da Rússia e eram incubados  no Uruguai mas com o tempo os peixes daqui atingiram uma boa genética e começaram a fornecer ovas como matéria prima .

Os alevinos que nascem são separados por peso, tamanho e genética. Alguns nascem com defeitos como por exemplo só nadar de barriga para cima, mais tarde eles são descartados e só os melhores passam na seleção. Os tanques vão aumentando de tamanho e depois de 3 ou 4 kilos eles são transferidos para cercados dentro da própria represa de Baygoria para engorda e então voltam para grandes piscinas aonde alcançam mais de dez kilos e aonde fêmeas e machos já separados ficam a espera ou de abate para a carne ou de extração de ovas.Como disse antes as ovas que daqui saem já são consideradas uma das melhores do mundo pela pureza das aguas do Rio Negro.O esturjão é um peixe pré histórico e existem 26 espécies .Aqui na Black River eles criam a Russa , Siberiana, Russa-Siberiana e Ítalo-Russa. O esturjão leva até 20 anos em condições naturais para produzir ovas e pode viver mais de 100 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário